8.20.2009

Beber um refrigerante por dia engorda 4kg por ano

O aviso é de um especialista galego em dieta atlântica: comer doces ou beber um refrigerante por dia pode resultar num aumento de peso até 4Kg no final do ano.

A situação é grave sobretudo para as crianças, já que o ritmo de vida actual não permite aos pais gastar tanto tempo como seria desejável na preparação das refeições. As crianças acabam por sofrer com a opção dos mais velhos por comidas rápidas, muitas vezes pré-preparadas, que não incluem os alimentos necessários a um crescimento saudável.

Rafael Tojo Sierra, o chefe do serviço de pediatria dos hospitais universitários de Santiago citado pelo El Periodista Digital, sublinha que na actualidade “não há um ritmo estável e organizado” na hora de cozinhar. O mais problemático, na opinião do especialista, é a falta do pequeno-almoço, refeição frequentemente ignorada por adultos e crianças.

Para acrescentar 4 kg ao peso no final do ano basta beber uma lata de refrigerante ou comer um doce por dia; se esta acumulação de calorias não for combatida com exercício físico o aumento de peso será praticamente inevitável.Rafael Sierra aponta também o dedo às novas tecnologias, cujo uso constante obriga a um estilo de vida mais sedentário.

A acumulação de gordura é nociva para o organismo, já que favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e danifica os órgãos de forma definitiva. Para contornar eventuais problemas de saúde, importa alterar os hábitos de alimentação sem ceder à azáfama da vida moderna, reservando sempre alguns minutos por semana para a prática de exercício.

DN

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

0 comentários: