4.22.2009

Cartão do Cidadão

E tu, já tens?



Há uma coisa maravilhosa que vem revolucionar a "merda" que todos temos dentro das nossas carteiras. De certeza que já todos ouviram falar do cartão mágico que vem substituir B.I, Contribuinte, Cartão de Eleitor, Cartão de Utente e Cartão de Beneficário da Segurança Social. Portanto se tens algum destes cartões prestes a caducar, já sabes, não vais ter um novo, vais mesmo ter de fazer um Cartão do Cidadão.

Não dói nada. Eu já lá fui e as filas não eram assim tão grandes como se fala por aí. Entre entrar no edifício, tratar de tudo e sair do edifício, demorei apenas meia hora. Aconselho a loja provisória do Areeiro, em Lisboa. Fujam às conservatórias, digam Amén às Lojas do Cidadão. Tentem ir de manhã evitando horas do almoço e fins de tarde.

Levem os 5 documentos (mesmo que algum esteja caducado) e vão ver que vai ser tudo tratado num ápice. Levem também a vossa melhor cara, porque as fotografias são tiradas lá e já agora, lembrem-se de treinar o melhor sorriso, de boca fechada, sem dentolas à mostra. Meninas: Os cabelos têm de ser atrás das orelhas :S (uma treta, eu sei).

Se és assim uma pessoa muito muito muito ocupada moras na zona de Lisboa e não tens tempo para perder em filas, também há uma solução porreira para ti: o Agendamento. Basta ligar 21 723 12 37 (dias úteis, das 09:00h às 18:00h) ou simplesmente enviar um email para agendamento.cc@lojadocidadao.pt, indicando: Nome Completo, Data pretendida; Hora pretendida; Qual a Loja do Cidadão pretendida (Laranjeiras, Restauradores ou Odivelas) e Número de telefone. CONSELHO DE AMIGA: Não queiras marcar para amanhã ou para a semana que vem (o mais certo mesmo é não haver vaga para ti).

Para além de desimpedir a carteira, o cartão do cidadão tem um sistema de segurança muito melhor do que os nossos antigos documentos. Tem um código de acesso pessoal e permite-nos "assinar" documentos online, ou seja, se activarmos a nossa assinatura digital e comprarmos um leitor de cartões para ter em casa, podemos validar documentos oficiais, sem ter de sair da secretária. Porreiro pá!

Qualquer dúvida, é só dar um pulinho a http://www.cartaodecidadao.pt/

E agora.... Vou eu buscar o meu cartão do cidadão :) depois conto se demorou muito tempo :P

*****

Ah e já agora... Por causa das mentes preversas que há aqui pelo nosso país é que hoje o cartão se chama Cartão do Cidadão. Estava previsto que se chamasse CU (cartão único) :P

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

7 comentários:

Anonymous disse...

loja provisoria? no areeiro?estas a falar do departamento do cartao do cidadao na afonso costa,nao e nenhuma loja,em lisboa sao apenas 2 lojas:laranjeiras e restauradores,e ha tb uma em odivelas...e k nas lojas o tempo de atendimento e muito grande ... as conservatorias so abrem das 9h as 4h..so resta afonso costa ou defensores de chaves...das 8h30m as 19h 30m.

Lady disse...

obrigado por toda a informação adicional! sim, de facto não apliquei o termo correcto,não é uma loja do cidadão, é apenas um sítio cedido pela CML para provisoriamente se irem fazendo cartões de cidadão.

By the way: Foram 2h de espera para ir buscar a minha existência lá ao tal departamento :P

GarFFinha disse...

Fiz o meu no Cartão no Registo Civil de Alcochete e demorei 20 minutos!!! Qual Laranjeiras, Restaurados ou mesmo o agendamento... foi literalmente chegar ver e vencer, 10 dias depois estava o PIN em casa e no dia seguinte fui levanta-lo, rapidez e eficácia!

:D

Lady disse...

Depois das duas horas perdidas de hoje, só posso dizer:
QUE INVEJA!!!!

General M disse...

qual lisboa kal que sabem onde eu vou fazer ?
no mercado de faro onde se encontra a loja do cidadao onde as funcionarias nao podem usar mini saias decotes nem nada provocador incluindo perfumes atractivos afinal de contas eu vou la fazer a cartao Unico e nao tar ver par de mamas ou coisas do genero se kisere ver pechengas vou a N125 k o nao falta e isso e cada vez mais e melhores (mas metem bue da nojo so me da vomitos) espero k todos tenham lido o k ta dentro de parênteses.

tenham todos uma santa noite :P

Anonymous disse...

pois eu tentei fazer o meu cartao na conservatoria do registo civil do seixal e desisti...35 senhas sao distribuidas por dia...com pancada a porta antes da hora de abertura...enchi-me de coragem e apos uma hora e meia de espera fiu atendida nas laranjeiras ...fui cedo pelas 7h 45m..a loja abre as 8h30m..e aproveitei a alterar a morada da carta de conduçao com a folha do pedido do cartao...mas ha conservatorias menos congestionadas e k de facto nao vale a pena ir pra lisboa...consultem o site do cartao do cidadao e depois clikem em SAIBA COMO ESTA O ATENDIMENTO DO CARTAO DO CIDADAO ANTES DE SAIR DE CASA...e ha um sitio em lisboa k e rapido k e no edificio das conservatorias:av fontes pereira de melo nº7 a 13...perto do marques de pombal.Fui la levantar o meu cartao ,ja k no acto do pedido e possivel escolher o local de levantamento do cartao,e esperei 20 minutos.

Loja da Pen disse...

Aqui nos Açores já existe à montes de tempo, logo não há congestionamento :D