12.16.2009

Sismo no dia 2009-12-17 as 01:37 da manha

Muitos pularam da cama, mas foi quase impossível não sentir este sismo que do Algarve a Lisboa sentiu-se.


2009-12-17 01:37 36,50 -9,97 31 6,0 SW Cabo S.Vicente




Descrição Magnitude Efeitos Frequência
Micro <> Micro tremor de terra, não se sente[2]. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente mas é detectado/registado. ~1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido mas raramente causa danos. ~49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Danos importantes pouco comuns. ~ 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilômetros em áreas habitadas. 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilômetros. 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registrado. Extremamente raro (Desconhecido)

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

50 comentários:

Anonymous disse...

Senti, sem dúvida!
Este foi de 5.7
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/us2009qhac.html

Pedro disse...

Também eu..já há 2 anos senti um igual em Faro. E agora que vivo em Lisboa o cabrão persegue-me!
VOU FUGIR DO PAIS!!

Anonymous disse...

Nós também sentimos em Lisboa, durante cerca de 4 segundos, a cama a abanar, a porta a abrir e os estores a mexerem, tínhamos quase a certeza que se tratava de um sismo...

Anonymous disse...

Porra! 5.7 UAU!!!! iss é o que dá todos os anos nos açores e agente mal liga...

Bruno disse...

aarghhh

até perdi o sono..

Anonymous disse...

senti! comecei a ouvir barulhos enquanto via um filme. logo depois senti de facto o prédio a tremer. sintra

Anonymous disse...

Fortíssimo em Portimão. Pessoas saíram à rua. Alarmes dos carros ativados. Qual a intensidade desse sismo?

Anonymous disse...

tb senti em coimbra, dasse as paredes abanaram

Anonymous disse...

Em Lagos, tb sentimos! foi mm mto forte, pk moramos num 4º andar!
enfim... ja passou... boa noite a todos! :)

Anonymous disse...

Também senti por segundos, apanhei um susto valente e moro em Paços de Ferreira.

Maria Carloto disse...

Eu também senti na Covilhã! =|

Anonymous disse...

Tbm senti em vila franca de xira, asustador!
:s

Anonymous disse...

Também sentimos em Faro, primeiro que tudo pensei que fosse um problema estrutural do prédio, na sala não se sentiu nada, só nos quartos. E claro as portas a baterem.

Há cerca de 2 anos que não sentiamos um sismo tao forte.

Ana Simões disse...

E eu senti na expo... tudo tremeu! e eu ainda estou a tremer! Jisas!

João Viana disse...

Perdi o sono, vai voltar a acontecer? Lx

Anonymous disse...

Estou a trabalhar, no sotavento Algarvio, e só posso dizer que há mais de meia hora que não voltava ao local de trabalho fiquei na rua desde então. Inicialmente parecia um automóvel na garagem (piso-1). So que a garagem está vazia! Depois a vibração aumentou bastante o que me levou a pensar ser um sismo. Aumentou ainda mais e fugi para a rua onde as arvores abanaram e os pássaros e cães faziam muito barulho!Grande susto!!

Anonymous disse...

nos tambem sentimos em santa maria da feira a cama a abanar por uns segundos! Sinistro

Pikii disse...

Eu tava na cama e fiquei paralizada xD
e na quero tsunamis aqui ;A; ja chega a minha stora a assustarme com o iluminismo e a reconstruçao pombalina >A< espero que nao haja nenhuma onda ja que eu vivo em faro e mais ou menos perto do mar...

Anonymous disse...

moro em lisboa-amadora num 7ºandar e foi a coisa mais arrepiante q senti ate hoje...

Anonymous disse...

Tambem senti, Castelo Branco... brutal

Anonymous disse...

Pergunta a protecção civil de faro

- fico em casa (5º andar) ou vou para a rua?
- como quiser minha senhora
- Mas o que e que aconcelham????
- Como quiser minha senhora

WTF!!!!

Anonymous disse...

to em lx e a cama tremeu como se n houvesse amanha!há perigo de tsunami no algarve?

Anonymous disse...

En Palmela un pouco antes un melro cantou e eu pensei que estranho o passaro a cantar na rua a esta hora, e senti durante alguns segundos tudo a tremer acho que o sono ja se foi.

Anonymous disse...

Há possibilidade de tsunami??
A pagina: Instituto de Meteorologia, IP Portugal, a parte sismologia está off!

Anonymous disse...

Ainda estou um pouco amedrontado, foi relamente forte aqui em portimão!
O predio abanou e de que maneira, todos acoradaram!

Boa noite

José

Anonymous disse...

ufff..que noite,depois de estar a levar com uma daquelas festas de Bulgaros no andar debaixo,que começam com musica aos berros,muita vodka e termina em pancada,hoje não foi escepçao,e pior desesperada do barulho sem dormir tive de ligar a GNR local,mas carro patrulha nem sinal,acabei por me ir deitar..e derrepente sinto a cama a tremer ..bom pensei o que é isto agora???..um sismo..sem duvida..que "merda" de noite sr.comandante;desculpando-me a expressão..valha-me o menino jesus..e o sr comandante deste blog que pelo que vejo é um comandante atento..parabens pelo blog e boa noite a todos sem mais sismos!!!

Ilídio disse...

Bem há uns anitos que não sentia nada assim! mas venho vacinado do terramoto do Faial em 1998! isto não é nada que se compare a tal...nessa zona do cabo de Sao Vicente é normal existirem sismos desta magnitude (pensa-se que ate o de 1755 tenha sido ai o epicentro) mas calma pessoal em principio ja la vai! quando aos tsunamis nao temos uma costa propricia a tal e sismos desta intensidade (que apesar de se sentir e bem acho que foi 5,7 no epicentro) nao provocam risco de tsunami. acima dos 7 e em zonas de risco é que sim, por exemplo, onde o fundo oceanico possa abater. =)

Anonymous disse...

foi de 6 a intensidade http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/
Aqui em portimão sentiu-se bue cairam retratos bue gente na rua

Anonymous disse...

Boa noite a todos eu sou de Vila Nova de Gaia centro ate bati mal lol estava eu no escritório em casa nem sabia que ia a ver um sismo então vi a parede a tremer e as coisas a minha reacção foi me alevantar da cadeira julgando que era o cão visto que tenho um cao grande e que estava debaixo da secretaria foi um pouco ignorante pois o cão não iria fazer tremer a parede daquela maneira mas possivelmente a secretaria então me desloquei a lavandaria que fica nas traseiras mas tive que passar pela cozinha e então vi os vidros do móvel todos a tremer a minha mulher saiu desparada da cama tremia toda ( a cama e a mulher ) lol pensei será um sismo ou o prédio a dar de si podia ser trocava já de casa se fosse a tempo lol abraço a todos e aqui fica um pequena historia mas no fundo realidade

Anonymous disse...

"Pergunta a protecção civil de faro

- fico em casa (5º andar) ou vou para a rua?
- como quiser minha senhora
- Mas o que e que aconselham????
- Como quiser minha senhora"

LOL!!!!! Embora seja ridículo, já não causa admiração... contudo, causa REVOLTA!

Eu nem lhes telefonei, agarrei no pessoal e tudo para a rua! Só me apetece é dizer palavrões!:S é a descompressão!:D

Anonymous disse...

Senti bem forte aqui em Faro

O sismo de 1755 (ou melhor, terramoto) foi de grau 10 aproximadamente na mesma zona, sentiu-se com grau 8 em Lisboa e deu origem a um tsunami no Algarve que destruiu bastante da história algarvia e morreram muitas pessoas. A fama de terramoto de Lisboa vem de haver uma densidade populacional muito maior em Lisboa e como tal muito mais vítimas, além de ter rebentado as condutas de gás da cidade o que provocou graves incêndios.
Tsunamis sim, é possivel, já acoteceu, mas não com esta magnitude :)

Pinkk Candy disse...

Moro na zona de Portimão/Lagoa no Algarve e senti muito, nunca tinha sentido um assim!!! (fuck, que medo)
ainda estou com medo :S

boa noite a todos!!!!

Anonymous disse...

...quando comecei a ouvir um barulho e as paredes a vibrar pensei "Porra, o que é que os meus vizinhos do andar de cima estarão desta vez a arrastar?"... mas rapidamente percebi que desta vez estavam 'inocentes' quando vi as estantes da sala a estremecerem e o candeeiro de tecto a balouçar. Estava sentado na sofá mas, por breves segundos, a forte trepidação fez-me sentir que viajava num comboio... Foi um abalo que se sentiu na perfeição. Moderado, segundo aquilo que li, mas o mais forte que me lembro de ter sentido aqui, em Lagos.

Anonymous disse...

Eu Sou do porto, e senti, estava sentado no Puff, encostado à cama.. Senti, e ouvi a cama a abanar por 2 vezes, por volta das 1h e 35 min e 1h e 40 min, pensei ser alguma brincadeira aqui em casa --' mas depois de ter percebido que não era, não liguei! Agora vi o comentário numa das redes sociás a dizer " Toda a gente Sentiu o terramoto, menos eu ", decidi procurar, e é mesmo verdade :O Aqui está a resposta para a minha cama ter abanado xD

Cumpz

Anonymous disse...

tambem sentimos por cerca de 5 segundos, deu sensaçao de que a cadeira que me sentei tava a partir, tremeu muito... foi susto
segundo as fontes é de intensidade 5,7

http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/us2009qhac.html

Anonymous disse...

Segundo o Instituto de Meteorologia foi de Magnitude 6.0 e foram dois seguidos (daí ser tão prolongado?!)

http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/

Anonymous disse...

afinal estava andando com pressa quando estava a dar o simo, minhas pernas estavam estranhas, ate parei por instantes mas pensei ke fossem nervos mas depois fikei confuso da cabeça entao perguntei e me dizeram, estranho, primeira vez, o mais estranho foi o cantar continuo de um galo

Anonymous disse...

Pessoal vi a vida a passar-me à frente! Arrepieime todo!!!

EStava eu muito bem a ver um filme japones na Hollywood até q de repente começam a dar os trecos a minha gata eu pensei "tá louca, vai desta para melhor" e a tv tava no volume muito baixo pq a familia tava a drmr até q oiço algo como q se foss uma trovoada e repentinamente oiço os copos do armario abanar e olho a minha volta a tremer, assustado, arrepiado e petrificado, as paredes ficaram difusas por eu tar a tremer com o sismo, petrificado só pensei em coisas q já fiz e como remediar algumas... fiqei muito assustado com medo q podesse hvr uma replica mais forte!!! O meu telemovel foi bombardeado com sms dos meus amigos com a palavra "sentiste" ai eu pensei nao foi sonho, nem produto da minha imaginação... foi algo sério, aconteceu mesmo! Pessoal é um aviso, mais tarde ou mais cedo Portugal vai relembrar 1755, está cada vez mais perto! Boa noite a todos, e cuidem-se bem! .Lisboa (Vialonga-Alverca-Vila Franca de Xira)

Anonymous disse...

também sentimos! Aveiro

Anonymous disse...

Sou de Faro, ou melhor, estou a viver cá. E relativamente perto do mar, cerca de 6-8 km . Esta merda sentiu-se e bem! Estava na cama a jogar psp e comecei a sentir a cabeça a andar de um lado para o outro.. Pensei que era cansaço.. Aumentou a intensidade, saltei da cama, calcei me, e pensei no que poderia salvar xD.. Nao peguei em nada e sai para a rua, mas tava com medo das replicas. Neste sismo so houve uma e de baixa intensidade (2.2) porém podem existir multiplas replicas. Nunca tinha passado por esta, mas é sempre bom para aprendermos a respeitar o que destruimos todos os dias mais um bocadinho

Unknonw disse...

Estava a falar ao telemóvel com um amigo e de repente oiço a porta a abanar, achei estranho e fui ver, meti a mão na porta e estava a tremer bastante, e o meu amigo ao telemóvel: F*DASS ESTOU A SENTIR O CHÃO A FUGIR!
Abri a porta do quarto, olhei a volta, e fechei a porta parando repentinamente todo este filme, só depois me apercebi que tinha sido um terramoto.

A minha mãe que acordou com o cu a tremer, veio perguntar porque estava a fazer tanto barulho...
Lisboa

Anonymous disse...

n se sentiu só do algarve a lisboa, chegou a braga!

Anonymous disse...

Eu moro perto de faro tava a dormir nao senti nada

Anonymous disse...

Eu sou de Braga e tambem senti...

Jorge Manuel Ferrão Grave disse...

Foi mais uma das actividades do monte submerso Gorringe, a sul do Algarve, Cabo de São Vicente, onde se juntam as placas tectónicas e Africa e Euroasiática, responsável por quase todos os sismos de Portugal, em especial os maiores (1755 e 1969). Tinha acabado de me deitar e estava a ler quando senti de intensidade identica o estremecer das coisas, quadros, cama, cortinados,televisão e o espelho do quarto. Levantei-me e segurei o espelho, que continuava a abanar e uma parede dupla recente de tijolo de 7, vi a abrir uma racha junto à janela. Durou cerca de meio minuto este tremor cosntante (e não em escala logaritmica como manda a lei), talvez devido à dissipação entre o Algarve e a Quinta do Anjo - Palmela, onde vivo, perdendo intensidade. Moro nun prédio de 3 andares, zona arenosamas lembro-me de ter exigido ao construtor um coeficiente de cagaço grande, mas todos dormiam,nem um sinal de pânico, muitos pássaros a cantar (eles antecipam catástrofes). Perguntei hoje de manha a um vizinho que me disse que mais ou menos a essa hora se virou para a mulher e disse: "Oh menina, vê se deixas de abanar a cama." e ela respondeu-lhe "vê se deixas tu de a abanar", e adormeceram um para cada lado ...
Hummm, não foi grave!
ue venha o próximo, daqui por uns anos, pois este enfraqueceu as placas, tirou-lhe a energia acumulada, tirou-lhe a emoção de um grande sismo!

Anonymous disse...

eu hoje a noite tava a fazer sexo kom a minha dama e a minha cama começaou a tremar fixe!!!!!!!!!

Anonymous disse...

eu hoje a noite tava a fazer sexo kom a minha dama e a minha cama começaou a tremar fixe!!!!!!!!!

Anonymous disse...

eu hoje a noite tava a fazer sexo kom a minha dama e a minha cama começaou a tremar fixe!!!!!!!!!

Silvia disse...

Eu tinha acabado de me deitar e senti a cama a abanar ligeiramente e achei que era eu a tremer. Leiria.

Pedro Lucas disse...

Vou contar uma história que me contou o meu pai em 1969, quando era médico nos HCL em Lisboa. Houve o terramoto, que foi mais violento que este (grau >7) e os médicos do serviço deslocaram-se até lá às tantas da noite para socorrer quem aparecesse. Apareceu uma mulher com a perna partida acompanhada do marido. E então foi assim, o homem acagaçado com o terramoto, disse à mulher "salta salta" e ela saltou do 1º andar. Depois de ver o resultado, o marido desceu pela escada e levou-a ao hospital :) Verídico !