9.29.2008

Quando uma palavra leva hífen ou não

Um pequeno truque: Para saberem quando as palavras levam hífen ou não, basta colocarem a frase na negativa:
- Fizeste o almoço // Não fizeste o almoço. (Não leva hífen, porque o "te" continua coladinho ao Verbo)

- Levantaste-te cedo // Não TE levantaste cedo (O "te" passou para trás do verbo, o que significa que quando a frase não está na negativa, temos de usar o hífen)..


Não se separam "Mos", "vas" e afins:
Quando nós "confirmármos" não tem hífen, bem como "levavas". Experimenta por a frase na negativa:
- Não levavas... (como reparaste o "vas" não passou para trás do verbo, o que quer dizer que faz parte dele, sem hífen)

obrigado pela lição "menina das gingas"
se isto é novo para ti vota ai ou comenta...

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

6 comentários:

David disse...

queres mais um truque?

usa um corrector ortográfico!

podes usar primeiro o word e depois colocas na web....

se não tiveres o word podes usar o open office, podes usar também o Google Docs...

se escreveres directamente no browser utiliza o Firefox com um add-on (corrector ortográfico para português)

Lady disse...

o pior é quando estás a escrever num papel e não há o teu brilhante corrector ortográfico...
eu também gosto de modernices e sou completamente a favor dos correctores ortograficos... mas nunca essas ferramentas podem conduzir ao desleixo do português... e se aprender te ofende... as minhas desculpas!

General M disse...

"e se aprender te ofende... as minhas desculpas!"

Isto foi para mim?
se foi "enganas-te" cada coisa que me dizem no modo construtivo e muito bem aceite

Lady disse...

não, meu caro... :) foi para o david... pelo menos desta vez não é anónimo...hehe
beijoca p'ra ti rapaz das ginjas!

Lady disse...

não, meu caro... :) foi para o david... pelo menos desta vez não é anónimo...hehe
beijoca p'ra ti rapaz das ginjas!

The Godfather disse...

o david axo que mete sempre o nome dele nos comentarios