10.07.2009

57 Anos da Invenção do Código de Barras


Passam hoje 57 anos desde registo desta patente. Quase seis décadas depois, nasce um sistema renovado


Há 57 anos foi registada a patente do código de barras. Passado mais de meio século, o sistema de codificação de produtos vai ser renovado, incluindo mais informação.


O actual código de barras, o EAN13 (European Article Number), de 13 algarismos, vai ser substituído pelo GS1 DataBar, que vai ser apresentado oficialmente sexta-feira e entrará em vigor a partir de Janeiro de 2010. O novo código deverá estar generalizado mundialmente até 2014, refere o comunicado da GS1 Portugal Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos (CODIPOR).


O primeiro sistema de representação pensado para poder ser lido por outra máquina, a informação sobre um produto é codificada através de linhas paralelas de diferentes espessuras.


A patente do código de barras foi registada a 7 de Outubro de 1952 sob o número 2.612.994, em nome de Joseph Woodland e Bernard Silver, estudantes do Instituto de Tecnologia de Drexel.


Para além da identificação básica do produto, o novo código de barras vai trazer vantagens como a possibilidade de marcar artigos de pequena dimensão, possibilitando a leitura óptica dos dados. Para além disso, inclui novas informações, como a data de validade, lote, número de série, quantidade e cor, contendo todos os dados adicionais «necessários para melhor gerir o rigor da informação para o mercado e consumidores».

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

0 comentários: