10.29.2009

Gangue da Boca de Palhaço - explicações



(esta mensagem é de um psp de Faro...)



Olá a todos! Antes de tudo o que vou dizer é meramente uma opinião pessoal resultante da pesquisa que efectuei.

Como já deve ser do conhecimento de todos, andam a passar SMS's sobre o ataque de um gangue na zona de Faro e que é conhecido como o "GANGUE DOS PALHAÇOS". Ora como por vezes aparecem histórias de algo de terrivel está a acontecer junto das escolas, como foram os casos de 2001 - distribuição de autocolantes com LSD, mensagem difundida através de mail's - e em 2002 - de uma rede de pedofilia - onde tudo isto se passava junto das escolas de Faro e Olhão que depois se veio a verificar que não passava de simples BOATOS e que gerou a histeria geral, tudo derivado a um ou mais brincalhões que, ou aproveitando noticias de outros paises, nomeadamente do Brasil devido à facilidade de tradução para o português, se tenta criar o caus e a traquilidade na nossa comunidade - "gostam de ver o circo pegar fogo...".

Assim fiz uma pesquisa e descobri o seguinte:

1- hoje, dia 25/10/2009, saíu na edição escrita do Correio da Manhã, um desmentido da P.S.P. de Faro e indicam as diligências efectuadas para comprovar isso por isso sejamos realistas e pensemos um pouco: se realmente isso aconteceu porque é que o Hospital de Faro não tem conhecimento disso? Não deu entrada nas Urgências NINGUÉM COM A BOCA CORTADA e a P.S.P. não recebeu nenhuma queixa ou participação relatando estes factos. Será que temos pais cobardes e negligentes que deixam fazer mal ás suas crias e fecham-se em casa sem dizer nada à policia e sem tratar da criança?????????

2- Este mito urbano pode ter surgido da ideia de uma invenção feita no Brasil (ver este artigo http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gangue_do_Palha%C3%A7o ) nos anos 70 e depois nos anos 90 (ver artigo http://www.e-farsas.com/lendas_gang_palhaco.htm ).

3- por outro lado temos o recente filme de "Batman The Dark Knight " onde o famoso Joker / Palhaço explica porquê que ele tinha as sicatizes nos cantos da boca.

4- Alguem refere que este gangue é responsável por agressões espontâneas ás vitimas de qualquer idade ou sexo, assaltos violentos e estabelecimentos destruidos, levando assim a que ganhassem pontos. Não creio que seja o mesmo grupo, pelos motivos referidos no ponto 1. Realmente esse grupo dos pontos existe e é conhecido pelo grupo da ALA 10, com elementos oriundos do bairro camarário junto aos Bombeiros Municipais que se juntam ocasionalmente com outros elementos da Horta da Areia, que inspirados pelo jogo GTA-Grand Theft Auto vão cometendo esses crimes com a novidade dos pontos porque de resto já há alguns anos que eles os cometem. Desse Grupo já estão em prisão preventiva cerca de 4 elementos sendo que o ultimo, talvez o Lider, foi para a cadeia no passada 5ª Feira (ver as seguintes noticias:
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=C5F2D83B-C92A-4EB5-A572-2FBB69AF1289&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010 ; http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=7BA7BD5D-11B5-478A-9519-7F7631932808&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010 ). Este grupo já está identificado pela PSP e mais não pode fazer do que levá-los ao Tribunal quando são apanhados e aguardar 1 ou 2 anos pelo desenrolar dos processos enquanto que eles continuam a fazer das deles, daí a imprtancia da queixa/denuncia dos lesados junto das autoridades (GNR, PSP, Judiciária ou Ministério Publico) (ver este artigo http://www.emspublinet.com/index.php?article=8164&visual=8&id_area=1&layout=20 ).

Espero que tenha aliviado um pouco a vossa preocupação como pais e/ou cidadãos porque as Leis que temos foram feitos pelos POLITICOS E NÃO PELOS POLICIAS OU JUIZES, se algo está mal é nos politicos portugueses que, com as costas quentes pelos seguranças, dão mais valor ás estatisticas do que aos DIREITOS DAS VITIMAS que são relegados para 2º plano em prol dos direitos dos arguidos/delinquentes e as estatisticas que temos que apresentar à União Europeia, Amnistia Internacional e outras instituições, dizendo que está tudo bem e na realidade estamos a TRANSFORMAR PORTUGAL NUM BRASIL. Onde está a identidade Portuguesa?????????

Um abraço

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

20 comentários:

Anonymous disse...

Uma amiga minha já os viu, na rua. fugiu logo.

Anonymous disse...

tavam vestidos de palhaco?? lol

Anonymous disse...

a tua amiga ja os viu ? ela tambem ja viu o pai natal ? ... este primeiro comentario mostra a ignorancia dos portugueses. obvio que alguem andou a mandar esses sms para todas as pessoas menos inteligentes acreditarem nisso. nem vou perder mais tempo a escrever isto.

Anonymous disse...

uma amiga tua viu eles na rua?!
Epa desculpa lá mas é assim Portugal tem milhares de pessoas e é normal que a tua amiga veja pessoas na rua! e se viu esse tal "gang da boca de palhaço"que é cOnsidereado mito como é que ela sabia que eram eles?! epa qualquer um pode fazer parte desse gand Ok!
Nao fiquem por ai todas cheias de medo! Neste mundo hexiste policias para que?! so para passearem com as fardas e prender aqueles que lhes apetece prender NÃO! E segundo o que andam por ai a dizer pos policias nao querem dizer que isso é verdade para nao causar panico entre os estudantes!Pois se tal casO fosse verdade teriam ja teria aparecido na televisao! E quando aparece em algum ladO como por exemplO jornais tvi é sO a desmentir esses tais factOS!
Nao fiquem cOm medO de sair a rua portugal sempre foi perigoso! Mas hexiste tantos mitos mas tantos! Eu confesso que no inicio tbm fiquei assustada! Mas ando na rua nas calmas! sempre acompanhada claro! e as vezes demonstro medo! Mas nada disto aconteceria se as pessoas nao andassem a espalhar esta historia!
POr exemplo se a tua amiga nao soubesse dessa historia nao te iria dizer que os viu e fugiu! segundo esse gang ele persegue as pessoas ate a porta to predio e blablabla!Se tivessem visto a tua amiga a tua amiga provavelmente ja teria sido vitima!
Só digo nao fiquem com medo naO deixem de sair a rua! sigam as vossas vidas em frente qualquer dia a verdade irá vir ao de cima!

Anonymous disse...

para o tempo que estas noticias e pela rapidez com que se está a espalhar eu enquanto assistente social acho que é dever da policia e da comunicação social fazer um ponto da situação e dizer de facto se estamos perante um boato ou uma realidade. pensem... sendo mentira ou não, pode mesmo vir a acontecer. porque malucos existem e que adoram este tipo de informações,e não é com mensagens ou email que se vai parar estes alarmismos, o melhor a fazer é pressionar a comunicação social todas as vezes que este tipo de histórias reapareçam. porque se alguém se lembra de se por por ai a fazer tais coisas lembrem-se que podem atacar agúem que vos é muito próximo como um irmão pais tios avós... não brinquem com estas coisa pois podem afectar a vida de muitas pessoas inclusive a tua. à muitos jovens que se assustam muito facilmente com este tipo de informações e que acabam mesmo por abandonar a escola e não saem de casa. por isso acho que está na hora dos portugueses pararem de imitar os outros países e começarem a imitar as coisas positivas dos outros países não estas histórias infelizes. que tal seguir os nossos governantes que dizem que a crise está a passar em portugal...

Anonymous disse...

Isto e uma porca vergolha verdade ou nao a culpa e da merda de governo, e da polica que ao fax nada em relacao a isso.
Deixam entrar qualquer tipo de merda no nosso pais.
Desde de 2005 que so oico merda de assultos, assassinatos e tudo vem do brasil.
MERDA O NOSSO PAIS ESTA SE A TORNAR NUM CONTENTOR DE LIXO
E NOS O POVO PESSOAS DE BEM QUE SE LIXEM

Anonymous disse...

Oh pitas em vez de se preocuparem com boatos, aprendam a escrever primeiro, depois quando tiverem maturidade suficiente comentes as noticias!

Anonymous disse...

olha, antes de vir falar que essas merdas vem do Brasil, se enforme ! odeio essas pessoas ignorantes que não tem em quem colocar a culpa nesses boatos ridiculos e vem falar mal do meu país, eu como brasileira e que sei muito mais que você, posso de dar a certeza que lá não tem e nunca teve nenhum boato desse tipo, esse boato é de portugal mesmo, então para de ser parva e vir falar mal do Brasil aqui, porque tenho certeza que você até mesmo não conhece lá.

Anonymous disse...

ahah, e vocês acreditam mesmo nisso . Mas como é que a tua amiga sabia que era aquele "gangue" , há mais gangues , além disso podia ter sido também só um grupo de rapazes , e ela por acaso já os tinha visto antes para saber quem eles são? Fogo , vocês acreditam em tudo e mais alguma coisaa .
E ainda por cima, o que eles ganham em fazer isso? E percorrem todo o Portugal , até parece que devem ser ricos , se existirem claro, mas não é o casooo.
Não mas é que se existissem mesmo e andavam aí a perguntar as pessoas "queres ser violada, espancada ou boca de palhaço" , a policia judiciaria já estava a investigar e de serteza que dava nas televisões (jornal nacional) , em todos os jornais, mas não, nem se quer há um PIU sobre esse caso .
Bando de putos que só querem brincadeira .
QUE INFANTILIDADEEE! Por amor de deus, crescem e depois venham fazer comentários com deve ser .
" Anônimo disse...
Uma amiga minha já os viu, na rua. fugiu logo." ahah, deve ter-os visto devee. Morre. -.-

Anonymous disse...

Boa noite.
Em primeiro lugar acho lamentável a maior parte dos comentários aqui postados. Erros atrás de erros! Enfim...

Depois, até à data parece que não existem casos comprovados pelos serviços de urgência dos hospitais relativamente à entrada de jovens do sexo feminino com os ferimentos relatados nas sms e emails.

Aquilo que me assusta verdadeiramente, além da falta de compromisso da comunicação social em esclarecer de uma vez por todas esta situação, é a quantidade estupida de pessoas desequilibradas que vagueiam pelo nosso país que podem realmente aproveitar este boato e tentar po-lo em prática.
Isso sim parece-me assustador.

Sempre que existem situações deste género que por si só podem provocar situações de pânico numa sociedade, exige-se que quer por parte do governo, das forças de segurança ou de qualquer outra entidade com poder mediático, se esclareça a situação o mais rapidamente possivel tranquilizando ou não os cidadãos.

Pelo que li até agora, acho que não existem razões para alarmismos. Contudo, é importante que este caso seja esclarecido!

Anonymous disse...

pessoal isto ke eles andam a dizer sobre a boka de palhaço e verdade uma amiga minha entrou na escola cortada no maxilar por tanto muito cuidado.

Anonymous disse...

so por acaso vou dar uma info atual..
um policia da figueira recrutado pa lisboa confirmou a existencia de 2 casos em lisboa e 1 em coimbra...falou pessoalmente com uma maiga minnha. como é logico n vao a andar por a i a espalhar boatos, pois isso é dizer msm k os nossos policias n fazem nada, e kt mais espalharem pior é pos apanhar...
previnam se se kiserem, nem sp acontece td aos outros...

Anonymous disse...

eu nao sei se e verdade ou nao,por isso keria que me tirassem essa duvida.dizem que andam na guarda!e verdade!ou nao!ou isso passa apenas de uma historia!o k e certo e k existem vitimas!tou farta afinal os policias andam a fazer o que!temos de agir!

Anonymous disse...

vosses sao todos uma cambada de totos, vosses é que sao uns palhaços

General M disse...

minha querida anónima aconselho-te seriamente a ires mais vezes as aulas de português...

vosses its not vocês

Aqui fica a aula gramatical que tu nao foste ou então estavas a mandar sms pos putos

Você é um pronome de tratamento da língua portuguesa cujo uso verbal da se na segunda pessoa, substituindo o pronome "tu", porém, conjugado como a terceira pessoa (ele). A sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência "vossa mercê", que evoluiu sucessivamente a "vossemecê", "vosmecê" e você.

Anonymous disse...

"vosses sao todos uma cambada de totos, vosses é que sao uns palhaços" nao tótó és tu meu cara de cu --' SUCK U MOTHER

Lady disse...

Avé Comandante!

Anonymous disse...

ola.eu ja deixei um comentario.mas vou falar outra vez.as pessoas vem deixar comentarios normais.e quem vem chamar de nomes as pessoas,e mandar bocas que somos uns totos por acreditar nao venham mais a este site!porque se vieram e porque acreditam!

MariaVeloso disse...

Lamento a quantidade de ignorância escrita neste site.

1º Sim, é verdade que não passava na televisão e etc

2º Vocês na viram a noticia de ontem? (15.12.2009)

3º Se dizem que é mentira não é preciso virem gozar quem acredita, até porque a pessoas próximas das raparigas que foram abordadas na rua.

4º Escrevam direito, é uma vergonha ver tantos erros. Parecem ter 11 anos (...)

5º Não acho que seja mentira, há fotos e noticias que o provam. Uma vez que o 'chefe' deles foi preso, e os outros não, é normal que continuem a cometer os mesmos crimes. E por outro lado, sempre há pessoas doentes, desde violadores ou outros tipos de animais, que se aproveitam destas histórias para o seu próprio prazer e terror da população.

É só isto.

Anonymous disse...

Eu nao acredito em nada destas historias, epa so quando acontecer a alguem que eu conheca e que acredito, mas sem querer ofender ninguem acho que nao se devem concentrar no que os outros dizem pois se for assim ninguem tem vida propria

Peace *