10.09.2008

Prémios IgNobel 2008

Foi no passado dia 2 de Outubro que foram atribuidos os Prémios IgNobel deste ano. e a lista de Vencedores é esta:

IgNobel da Química: foi para dois artigos contraditórios sobre os efeitos espermicidas da Coca-Cola. O primeiro foi publicado por cientistas americanos , defendendo esses efeitos; e o segundo, publicado por investigadores de Taiwan, dizendo exactamente o contrário.

IgNobel da Biologia: foi para 3 investigadores franceses por descobrirem que as pulgas que vivem nos cães saltam mais alto do que as pulgas que vivem nos gatos.

IgNobel da Nutrição: foi para Massimiliano Zampini, da Universidade de Trento, em Itália, e Charles Spence, da Universidade de Oxford, pelo seu estudo para modificar electronicamente o som de uma batata frita de forma a parecer mais estaladiça e fresca do que realmente é.

IgNobel da Arqueologia: foi para 2 investigadores brasileiros pelo seu artigo “O papel dos armadilhos (nota: uma espécie de tatu) no movimento dos materiais arqueológicos: uma abordagem experimental”

IgNobel da Paz: foi para o Comité Federal Ético da Biotecnologia Não-Humana da Suíça arrebatou o por adoptar o princípio legal de que as plantas têm dignidade.

IgNobel da Medicina: foi para Dan Ariely da Duke University (nos EUA),, que demonstrou que os remédios falsificados mais caros produzem mais efeito do que os remédios falsificados mais barato.

IgNobel da Ciência Cognitiva: foi para 2 investigadores japoneses e um húngaro que descobriram que os micetozoários, uma espécie de amiba, conseguem resolver puzzles.

IgNobel da Física: foi para investigadores americanos que conseguiram provar matematicamente que fios de cordel ou cabelo acabam inevitavelmente por se embaraçar.

IgNobel da Literatura: foi para David Sims da Cass Business School, em Londres, pelo seu estudo sobre a experiência da indignação dentro das empresas.

Prémio IgNobel da Economia: foi para Geoffrey Miller, Joshua Tybur e Brent Jordan (todos dos EUA) por descobrirem que o ciclo ovulatório de uma stripper afecta os seus ganhos em termos de gorjetas.

No palco do Sanders Theatre estiveram verdadeiros prémios Nobel, a que os organizadores chamam “os outros, os da Academia Sueca”, que entregaram ainda mais sete IgNobel. Todos os vencedores tiveram exactamente 60 segundos para fazer o seu discurso de aceitação, tempo rigorosamente controlado por uma criança de oito anos.


O que é o Prémio IgNobel?

O Prémio IgNobel é uma sátira do prémio Nobel e é dado a cada Outono para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor " Annals of Improbable Research" (Anais da Pesquisa Improvável), e os prémio são entregues em Harvard. A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação, e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia. Foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991, sendo a cerimónia abrilhantada pela presença de verdadeiros laureados com o prémio Nobel, que entregam o respectivo Prémio IgNobel ao vencedor, numa cerimónia que até (desde 1996) inclui uma mini-ópera, a meias entre cantores de ópera profissionais e laureados com prémios Nobel. (fonte: Wikipédia)


Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

0 comentários: