1.12.2008

Zoom a lua

Hoje estava aqui a fazer o zoom a lua com o meu telescópio novo e olhem o que vi


E ja agora aqui fica um pouco de cultura:

Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face, fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afectada pelas colisões com meteoritos.

É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.

A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrónomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo, mas a maioria discorda, uma vez que para que um sistema planetário seja duplo é necessário que seu eixo de rotação esteja fora dos dois corpos. De qualquer modo, a presença da Lua atua estabilizando o movimento de rotação da Terra.

Comentar Pelo Facebook

Se não carregar, atualize a página

3 comentários:

umaespeciedeblog disse...

mas, a lua na realidade não tem atmosfera, então como se explica as ondulações da bandeira americana????....pois...aki está um facto que os EUA ainda têm de explicar muito bem sobre a ida de Neil Amstrong à lua!...

abraço!

Anonymous disse...

nenhum telescópio nem à face da terra nem a face da atomosfera da terra é capaz de visionar qualquer bandeira ou pegada que esteja na Lua, é possível fotografar o seu lado oculto, há tecnicas de tratamento de imagem, se o satélite se posicionar na posição correcta (atrás da lua). Além disso, a Lua tem centenas de bandeiras espalhadas, apesar das missoes não terem sido muito numerosas, cada cidadão que representava o seu país, ali colocou uma bandeira.

Anonymous disse...

quando Neil fez a sua 1º viagem à lua, e o feito foi filmado, a nave estava ligada, o que explica as oscilações da bandeira e a sombra. O verdadeiro mistério é: se o 1º passo foi filmado e a nave tambem, como foi la colocada a camara??